O olho bom do menino é uma obra pra lá de especial, que leva um tema essencial e muito atual tanto para os pequenos leitores quanto para todos os familiares. Ele traz a história de Theo Luís, um menino cego, e sua “visão” sobre a essência das pessoas. A obra foi publicada pela primeira vez em 2007 e, em 2008, ganhou o Prêmio ABL de Literatura Infantil, oferecido pela Academia Brasileira de Letras.
Depois de algum tempo esgotado e fora de catálogo, a obra mudou de casa editorial e, em 2020, nós, do Ab Aeterno, fomos encarregados pela UK’A Editorial de dar uma nova cara a essas páginas e levar essa história para todos os que inspiram essa narrativa. Na nova edição, ficou a cargo de Maurício Negro recontar a história com as ilustrações e de recriar o projeto gráfico. Como essa é uma narrativa que extrapola a sensibilidade literária e nos faz refletir sobre tudo aquilo que vimos e que deixamos de enxergar, nosso estúdio deu ao texto novas possibilidades, submetendo-o a uma consultoria sobre deficiência visual e tornando-o um livro acessível. Para isso acontecer, o consultor e escritor do posfácio Edgar Jacques cuidou de quaisquer ruídos e ecos capacitistas que o texto poderia emanar. Além disso, o próprio autor, Daniel Munduruku, acompanhado de mais outras vozes e com o apoio técnico do estúdio Ventamoinho, narrou essa história.
O audiolivro O olho bom do menino pode ser acessado e ouvido por meio de um QR code inserido no livro impresso. Afinal, para todos nós, essa publicação só faria sentido e estaria completa se conseguisse oportunizar ao leitor cego autonomia para entrar em contato com essa história tão sensível. Hoje, o livro faz parte do catálogo da UK’A Editorial e temos muito orgulho de dizer que participamos da renovação dessa obra em parceria com grandes profissionais.